3 de jun. de 2013

RESENHA #6: "Extraordinário" por R.J. Palacio

Extraordinário veio com a proposta de abrir os olhos dos leitores com relação ao preconceito, a julgar alguém pela sua aparência e o faz com simplicidade e eficácia.

August Pullman é um garoto normal de 10 anos, mas nem tudo nele é normal. Sua face é diferente dos outros garotos na sua idade e ele, desde pequeno, causava espanto nas pessoas por sua deformação de nascença e sempre sofreu muito com isso, sabendo que carregaria esse fardo até o fim de sua vida. A história é narrada por diferentes personagens que estão presentes na vida de Auggie: sua irmã, o namorado da sua irmã, a amiga de sua irmã e Jack e Summer, os amigos que August conquistou na escola.

August não frequentava a escola até seus 10 anos, onde era educado pela própria mãe por diferentes razões e o medo e a superproteção dos pais é uma delas, que decidem que era hora de ele entrar para a escola como um garoto qualquer, e a história, basicamente, é essa luta de alguém como ele para conseguir se encaixar nesse outro universo, onde o preconceito é inevitável. Apesar de tudo, com muita coragem, ele enfrenta esse desafio com o apoio daquelas crianças que não viam nada demais em conviver com uma pessoa deformada, essas crianças que conseguiram enxergar o interior dele e não ligar por ele ser diferente dos demais.

A narrativa de R.J. Palacio é bem gostosa de acompanhar, é rápida e acessível. É aquele tipo de livro que fica mais tempo nas suas reflexões pós-leitura, pois ele abre seus olhos pra certas coisas e é uma leitura que vale a pena por isso, por te transmitir essa mensagem e, quem sabe, te dar um puxão de orelha caso você tenha a mesma atitude preconceituosa com relação a alguém diferente de você, o que acontece muito no livro com os diferentes tipos de criança que passam pela vida de Auggie quando ele entra para a escola.

O livro não peca em nenhum momento com relação a exageros, a história é bem clara, real e não se torna apelativa em nenhuma parte - coisa que eu achei que aconteceria. Mereceu 4 estrelas no Skoob e eu super recomendo!


2 comentários: