13 de mar. de 2013

RESENHA #4: "Divergente" por Veronica Roth


Veronica Roth é a responsável por essa distopia viciante, Divergente, que é o primeiro livro dessa trilogia.

Divergente conta a história da cidade de Chicago no futuro, onde a cidade é dividida em 5 facções que vivem separadamente, são elas a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza, a Erudição e existem também os sem-facção, que são considerados "outsiders" e são totalmente excluídos da sociedade, não exercendo nenhuma função sobre ela. O plano externo é basicamente esse e o livro é narrado por Beatrice, que vive com sua família na Abnegação - facção representada pelo altruísmo de seus membros. Nessa sociedade, quando os jovens atingem 16 anos, eles fazem testes de aptidão para descobrirem em qual facção eles se encaixam melhor e depois desse teste eles escolhem a facção em que viverão pelo resto de suas vidas na cerimônia de iniciação, podendo escolher qualquer uma: abandonar sua família para sempre ou não. No teste de aptidão, Beatrice descobre que ela é uma Divergente, ou seja, ela tem características de mais de uma facção e isso a causa problemas e ela deve manter isso em segredo pois essa informação pode causar problemas a ela. Então, na cerimônia de iniciação ela deve escolher entre ficar com a sua família ou seguir seu próprio caminho, uma decisão que pode mudar toda a sua vida - e é melhor eu parar por aqui se não é impossível não soltar spoilers, mas adianto a vocês que o rumo que a história toma é muito bom e o final é maravilhoso e nos deixa muito curioso pra descobrir o que acontecerá com essa sociedade distópica posteriormente.

Essa foi a primeira distopia que eu li e pretendo ler muito mais, eu adorei! Tanto o gênero quanto o livro, que é muito bem escrito e fluido, daqueles que te deixa vidrado e você precisa continuar lendo pois do contrário não conseguirá dormir na dúvida sobre o que acontece depois. Eu não posso prolongar meus comentários sobre o livro sem mencionar alguns fatos importantes do livro e como não quero estragar a leitura de ninguém, prefiro só recomendá-lo, e super recomendo: Dei 5 estrelas no Skoob.

Tem romance, tem lutas, tem conflitos políticos, tem morte, tem muita ação, mas o melhor de tudo é que TERÁ FILME! A trilogia de Roth ganhará a versão para as telonas em breve (2014) e o elenco já está sendo escolhido. Como eu disse, é uma trilogia, e nos Estados Unidos a continuação já foi lançada, porém aqui no Brasil ainda não, mas não falta muito. Segundo a Editora Rocco o segundo título, "Insurgente", será lançado ainda nesse semestre (mais precisamente em abril) por aqui. Já o último livro, ainda sem nome, será lançado nos Estados Unidos em outubro e sabe-se lá quando aqui no Brasil. Enfim, dá tempo de vocês lerem antes da continuação ser lançada aqui. Boa leitura!

2 comentários:

  1. Olá, li Divergente já tem um tempinho e eu amo essa história, ta entre os meus livros favoritos com certeza! Adorei sua resenha e seu blog! Se quiser dá uma passada no meu :) http://bolinhosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também li há alguns meses atrás, mas resolvi fazer a resenha só agora, hahaha. realmente, é muito boa a história. adorei o seu blog também e te segui lá. ;) obrigado pelo comentário!

      Excluir